Pesquisas

Linhas de Pesquisa

Desenvolvimento, Mercado de Trabalho e Distribuição de renda
Relações Internacionais
Políticas Sociais

Pesquisas em andamento:

Labour market inequality in Brazil and India: A comparative study
O projeto é apoiado pelo International Development Research Center (IDRC), do Canadá, e tem como objetivo analisar as causas estruturais da desigualdade de renda, além de avaliar políticas distributivas, em ambos os países sob uma perspectiva comparativa.

O desemprego juvenil, mobilidade e o programa bolsa família. CNPq.
Financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o projeto busca estimar os determinantes do desemprego juvenil e identificar grupos em que o fenômeno se sobressai, por exemplo, mulheres e negros. Em seguida, analisa a evolução da mobilidade social no Brasil, sobretudo nas décadas de 1990 e 2000, e verifica as principais características que explicam a reprodução da desigualdade social no país. Em particular, analisa a hipótese de como o desemprego na juventude se reflete na trajetória ocupacional e desemprego na fase adulta. Na última etapa irá verificar se o Programa Bolsa Família apresentou impacto sobre o grupo juvenil, sob as taxas de emprego, desemprego e fora da força de trabalho.

Microcrédito Produtivo Orientado: Inovações de Tecnologia Social e Aperfeiçoamento de Política.
Em parceria com o Centro de Pesquisa de Opinião Pública (DATA|UnB) o projeto de pesquisa tem como propósito subsidiar o Ministério do Trabalho e Emprego em relação ao cumprimento de suas atribuições e competências relacionadas ao PNMPO, uma vez reconhecida a importância da atividade de microcrédito na geração de renda da população de baixa renda, e a necessidade de se aperfeiçoar essa política pública.

Pesquisas finalizadas:
A atual crise financeira mundial e seus impactos no mercado de trabalho no Brasil. CNPq. 2010-2013.
O projeto consistiu na análise dos determinantes da duração de desemprego durante as recessões econômicas dos anos 1990 e 2000, enfatizando as diferenças entre sexo e educação.