Pesquisadores

Andre Gambier Campos

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2004) e pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (Prolam/USP – 2013). Ademais, possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e especialização em Direito do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro (2006). Desde 2004, é Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com experiência nas áreas de política e proteção social (sub-áreas de trabalho e previdência), bem como nas áreas de justiça e segurança pública.

Currículo Completo
Contato

Fábio Tatei
Fábio Tatei é mestre em Integração da América Latina pelo Prolam/USP (2011) e bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é pesquisador associado do NESPI – Núcleo de Estudo e Pesquisa de Política Internacional. Estudos Internacionais e Políticas Comparadas – USP/CNPq. Tem experiência na área de Políticas Sociais e Mercado de Trabalho, com foco nos temas: trabalho infantil, discriminação e segregação ocupacional, desigualdade de renda e programas de transferência de renda.

Currículo Completo
Contato

Franco de Matos

Possui graduação em economia pela Universidade de São Paulo (1997) mestrado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (2002), e doutorado também em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (2012). Foi Coordenador Geral de Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego, no período de 2003 a 2006, responsável pelo Sistema Nacional de Emprego – SINE – e pelos programas de crédito vinculados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT. Foi consultor sênior da Organização Internacional do Trabalho, do Banco Interamericano de Desenvolvimento na área de Políticas de Emprego, e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, na área de políticas públicas e mercado de trabalho.

Currículo Completo
Contato

Genaro Aguilar Gutierrez

Doutor em Ciências Econômicas, graduou-se com Menção Honrosa pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil em 1998; tem mestrado em Economia pela UNAM(México, 1994). Foi premiado com o 2 º lugar do “Prêmio Nacional de Finanças Públicas” (México) concedido pela Câmara dos Deputados e Menção Honrosa no “Prêmio Maestro Jesus Silva Herzog2008”, concedido pela UNAM, também obteve as seguintes distinções no México: 1º Lugar do “Prêmio Maestro Jesus Silva Herzog 1998”; 2º Lugar no “Prêmio do Instituto Nacional de Administração Pública (México) em 2001; e Menção Honrosa no “Prêmio de Economia Banamex 2001”. Ele é “Investigador Nacional 1” del “Sistema Nacional de Pesquisa” do CONACYT-México. Autor dos livros: “Desigualdad y Pobreza en México: ¿son inevitables? (Porrua, UNAM e IPN, 2000); “Nueva Reforma Fiscal en México” (Porrúa, INAP e IPN, 2003) e “¿Puede el crecimiento eliminar la pobreza?” (UNAM, 2009). Autor de mais de 40 capítulos de livros e artigos científicos nos temas de pobreza, desigualdade, finanças públicas e desenvolvimento regional. Atualmente é Pesquisador-Visitante no PROLAM-USP. Professor Livre-Docente na Faculdade de Economia do Instituto Politécnico Nacional do México.

Contato

Marcos Antônio Fávaro Martins

É graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2004-2007), mestre em Integração da América Latina pelo Programa de Pós Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (dissertação de mestrado aprovada com mérito e louvores). Foi professor efetivo da secretaria estadual de educação do Estado de São Paulo, Professor do curso de Geografia e História das Faculdades Integradas Teresa Martin, Professor Assistente no Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina, Professor de Geografia no Serviço Social da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná e Professor do Curso de Relações Internacionais da Universidade Paulista. Atualmente dedica-se ao doutoramento em Integração da América Latina no Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo, onde foi contemplado com a bolsa CAPES na modalidade Demanda Social (DS). É Editor Assistente da revista Cadernos Prolam/USP Brazilian Journal of Latin American Studies e professor visitante do curso de Especialização em Ensino de Geografia do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina. Seu escopo de pesquisa é a Geopolítica com ênfase em Geopolítica da América do Sul.

Currículo Completo

Maria Cristina Cacciamali

Professora titular do Departamento de Economia, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM) da Universidade de São Paulo.
Linhas de pesquisa:

  • Economia Política da América Latina;
  • Análise Estrutural do Mercado de Trabalho, Informalidade e Distribuição de renda;
  • Avaliação de Programas Sociais, Avaliação de Programas de Políticas de Mercado de Trabalho;
  • Avaliação do Trabalho Decente, em especial Acompanhamento Sindical e Negociações Coletivas, Eliminação do Trabalho Infantil e do Trabalho Forçado, e Análise da Discriminação de Gênero, Raça e outras formas de intolerância.

Currículo Completo
Contato

Maria de Fátima José-Silva

Especialista em Psicologia Hospitalar, Especialista em Psicologia Social e Comunitária, Professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM), Psicóloga, Especialista em Saúde Hospitalar, Doutora em Integração da América Latina (PROLAM) da Universidade de São Paulo. Linhas de Pesquisa em:

  • Temas de Psicologia Social e Comunitária;
  • Psicologia Hospitalar;
  • Saúde do Trabalhador;

Currículo Completo
Contato 

Natalia Nunes Ferreira Batista

Doutora em Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e pesquisadora na área de economia do trabalho. Dedica-se a pesquisa aplicada na área social e de economia do trabalho com ênfase em trabalho infantil e migração.

Currículo Completo
Contato 

Rosana Aparecida Ribeiro

Doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Uberlândia e do Programa de Pós-graduação em Economia dessa Universidade. É pesquisadora na área de ECONOMIA DO TRABALHO e Social.

Currículo Completo
Contato 

Tânia de Toledo Lima
Possui graduação em Ciências Econômicas no Insper. Mestre em Economia pela UFSCAR.

Currículo Completo
Contato

Thaís Virga Passos
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e Pós-Graduação em Política e Relações Internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política – FESP/SP (2012). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo – PROLAM/USP. Como mais recentes trabalhos atuou como analista setorial na Secretaria Estadual de Logística e Transportes – SP no Plano Diretor de Logística e Transportes do Estado de São Paulo – pesquisa a serviço da FIPE para posteriores estudos do Banco Mundial, e, como analista setorial e macroeconômica na Lafis Consultoria, com atuação nos macro setores de energia, mineração, siderurgia, transportes e balança comercial. Também possui experiência nas áreas de construção civil, infraestrutura, logística e instituições financeiras, atuando como analista desses setores anteriormente. Possui grande interesse em Economia e Geopolítica, com ênfase em Economia do Desenvolvimento e Relações Internacionais, atuando principalmente no seguinte tema: América do Sul e Integração Regional. Membro do NESPI – Nucleo de Estudos e Pesquisas de Política Internacional – Estudos Internacionais e Políticas Comparadas na Universidade de São Paulo – USP, da ABRI – Associação Brasileira de Relações Internacionais e da Cátedra José Bonifácio (Centro Ibero-Americano/USP) com o Prof. Enrique Iglesias como catedrático no ano de 2014. Bolsista do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (RJ).

Currículo Completo
Contato

Umberto Celli Junior

Professor Doutor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. áreas de pesquisa: direito Internacional, direito internacional econômico, direito da integração, organizações internacionais e de integração na América Latina, África e Ásia, direito das relações internacionais, direito do comércio internacional e solução de disputas.

Currículo Completo
Contato